Cinco compositores e a sua magia em filmes

Se a minha vida desse um filme ou uma série (nunca digam nunca!), a banda sonora provavelmente seria composta pelas mãos de cinco compositores que simplesmente adoro.

Prontos para mais uma lista?

1- John Williams

john-williams

John Williams é um compositor americano que já conta com 85 anos e muitos prémios pelas suas composições. É considerado um dos melhores na história do cinema já tendo sido nomeado centenas de vezes para os Óscares e não só, tendo ganho 5 Oscars para Melhor Banda Sonora até agora com os filmes Jaws, Star Wars Episode IV, ET, Fiddler on the Roof e Schindler’s List. Tem outros sucessos a nível de composição noutros filmes conhecidos como Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, Saving Private Ryan, Indiana Jones, Superman, entre outros (podem descobrir mais aqui).

As minhas bandas sonoras preferidas de John Williams, mesmo que seja difícil escolher entre tantas fantásticas, pertencem a uma só saga: Star Wars. Acho apenas espectacular e escusado será dizer que encaixam perfeitamente nos filmes.

2 – Hans Zimmer

Hans-zimmer1

Compositor alemão e com 59 anos, Hans Zimmer é o segundo compositor mais premiado da história, ficando atrás apenas de John Williams. Porém, só ganhou 1 Óscar até à data que foi, nada mais, nada menos, que com o filme The Lion King e ele só podia estar na minha lista de preferidos porque este é o meu filme preferido da Disney!

Hans Zimmer conta com outros grandes sucessos na composição em filmes como Batman, 12 Years a Slave, Sherlock Holmes, Pirates of  the Caribbean, entre outros.

A minha composição preferida dele é, sem dúvida, Time do filme Inception.

 

3 – Alexandre Desplat

alexandre-desplat

Alexandre Desplat é um compositor francês de 55 anos e como Hans Zimmer, também só ganhou 1 Óscar até à data com o filme The Grand Budapest Hotel. Durante o seu percurso musical, conduziu apresentações da London Symphony Orchestra e da Royal Phillarmonic Orchestra e compôs músicas individuais para cantoras como Kate Beckinsale.

Conta com sucessos em diversos filmes como The Curious Case of Benjamin Button, The King’s Speech,  Harry Potter and the Deathly Hallows (parte 1 e 2), The Danish Girl, entre tantos outros desde 1985.

The Imitation Game também teve a banda sonora pelas mãos de Alexandre e apesar de não ter nenhuma composição preferida dele, gostei especialmente desta.

 

4 – Howard Shore

howard-shore

Tendo em conta que todos os meus favoritos têm uma nacionalidade diferente, Howard Shore não foge à regra. Compositor canadiano, tem 70 anos e ganhou 3 Óscares com a trilogia de Lord of The Rings, mais concretamente com o The Return of the King e com o The Fellowship of the Ring. Foi também nomeado com o filme Hugo em 2011.

Os seus sucessos passam ainda por The Hobbit (ligado a The Lord of the Rings), The Departed, The Aviator, Se7en, e por aí em diante desde 1978.

Foi com LOTR que o conheci e que fiquei encantada, por isso, é a minha banda sonora de eleição deste compositor.

 

5 – Alan Silvestri

alan-silvestri.jpg

À semelhança de John Williams, Alan Silvestri também é um compositor americano e tem 67 anos. Começou o seu percurso musical em 1972 mas nunca ganhou um Óscar, apesar de ter sido nomeado duas vezes, uma delas com o filme Forrest Gump.

Já ouvimos composições dele em Lara Croft: The Cradle of Life, The Mummy Returns, Lilo & Stitch, Night at the Museum e em Back to the Future (nos três filmes) mas não se fica por aqui.

Decidi colocar Alan Silvestri nesta lista porque, como já deu para perceber, eu sou fã da Marvel e não é que Alan meteu as “mãos na massa” no que toca a composições para os filmes dos The Avengers? Dito isto, adivinhem lá qual é a minha escolha do repertório dele…

Claro que não descarto outros compositores, aliás, se há coisa que mais faço enquanto estudo, é ouvir bandas sonoras/instrumentais de filmes e como tal, há inúmeros compositores que oiço nas playlists do Spotify. Porém, este é o meu top 5!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s